segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo grande, 04/07/2011
Alunos: Mateus Oliveira Santana, Rafaela Amadori e Andressa Liandra n°s: 28, 36 e 6
Série: 1° A
Matéria: Sociologia

Sociedade Agrária

Possuíam grande parte de terras, eram desenvolvidos e divididos em camadas sociais. Nesta sociedade não existiam a propriedade privada, todas as terras pertenciam ao Estado, onde controlavam a produção das aldeias, coordenando ou não as construções de importantes obras. As sociedades agrárias por terem desenvolvidos o avanço, eles dominaram as comunidades vizinhas, onde cobravam tributos e serviços. Esses serviços evoluíram para que acontecesse a MiTA, o serviço coletivo obrigatório.
Apesaram de não conhecerem vários instrumentos, a sociedade desenvolveu grandes técnicas, como a irrigação.

Sociedade Civil

Refere-se à arena de ações coletivas voluntárias em torno de interesses, propósitos e valores. Sociedades civis são frequentemente povoadas por organizações como instituições de caridade, organizações não governamentais de desenvolvimento, grupos comunitários, organizações femininas, organizações religiosas, associações profissionais, sindicatos, grupos de autoajuda, movimentos sociais, associações comerciais, coalizões e grupos ativistas.

Sociedade Industrial

As tarefas eram manuais e bem previsíveis. Se uma pessoa produzia 30 parafusos em 1 hora, era certo que na próxima hora ela produziria mais 30 parafusos. Chefes são chefes e eles mandam. Funcionários são funcionários e eles obedecem. E são supervisionados. As decisões obedecem à hierarquia. Uma tarefa ou um procedimento só será feito se algum chefe der a ordem. Iniciativa não é bem vista, normalmente.

Sociedade do Conhecimento

Paradigmas são quebrados. Modelos são apenas referenciais e são questionados sempre, para garantir melhoria. O mercado passa a ser dinâmico. A informação se torna um ativo dos mais valiosos, se tornando um diferencial competitivo. A hierarquia funciona apenas como um organizador de fluxo de informações e decisões. As pessoas são incentivadas a tomarem a frente para decidir, respeitando os valores da empresa. É o fim do chefe manda, funcionário faz. Agora o funcionário participa das tomadas de decisão, que normalmente são compartilhadas.

Sociedade da Informação

Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade da Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.

Sistema-mundo

Teoria de relações internacionais e de geoeconomia se centra no estudo do sistema social e suas inter-relações com o avanço do capitalismo mundial como forças determinantes entre os diferentes países, incluindo aos pequenos.

Sociedade Militar

Ideia de que uma sociedade é mais bem servida (ou de maneira mais eficiente) quando governada ou guiada por conceitos incorporados na cultura, na doutrina ou no sistema militares. Militaristas sustentam que a segurança é a mais alta prioridade social, e alegam que o desenvolvimento e a manutenção do aparato militar assegura essa segurança. O militarismo e a escalada armamentista foram constantemente financiados e utilizados nos países do terceiro mundo, ou em desenvolvimento, em que as forças armadas nacionais se fortaleceram e ampliaram sua atuação interna com a justificativa de combater, ora o comunismo, ora o "imperialismo capitalista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário